terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hoje há notícias!...


PUBLICO 14 de AGOSTO

  • "Vitor Gaspar é um excelente Ministro das Finanças...públicas"                                         João Salgueiro, um dos banqueiros e políticos que mais responsabilidades teve na recuperação capitalista posterior à Revolução, é entrevistado, misturando linhas de coerência com as políticas que aqui nos fizeram chegar com evidências dos ensinamentos em sentido contrário no percurso já feito. A estas figuras dá-se-lhes em alguns meios o título de "grande senhor"...
  • "Advogado do Estado queixou-se de falta de informação do governo" (os submarinos do Portas")                                                                                                                                           É mais uma acha para uma fogueira que ainda não começou a arder. Ou se quiserem mais uns volts para uma ventoínha que ainda não começou a rodar e que vai deixar muita m... em alguns actuais e ex-governantes do CDS, do PSD e do PS. Denunciado há uns 8 anos pela primeira vez, mas que teve um processo cujo procurador arquivou porque "grande parte dos elementos referentes ao concurso público de aquisição dos submarinos não se encontrar arquivada nos respectivos serviços, desconhecendo-se qual o destino que foi dado à maioria da documentação". Agora o jurista que coordenava a equipa de apoio jurídico do Ministério da Defesa aos procedimentos do concurso diz que  não recebeu durante mais de dois meses informação das condições de pagamento do consórcio alemão.  Uma fonte do CDS disse que isto eram old news (notícias velhas). Como se a evidente corrupção, até agora só julgada (a activa) para a parte alemã  tivesse prescrito para a parte portuguesa (a passiva que recebeu luvas). Responsáveis da pasta entre 2004 e a actualidade continuam a refugiar-se que o Ministério Público não pediu o que disse  faltar e chegam a provocar (mas o que é que falta?). Queriam uma saída à outlet de Alcochete? 
  • "Grécia vende hoje dívida no mercado para se aguentar à tona até Setembro"                            Numa altura em que a Alemanha e a França se financiam a taxas de juro negativas a Grécia vai tentar vender ao preço da uva mijona dívida de curto prazo para não afundar. Isto depois de o governo do bloco central de Atenas continuar a cortar nos direitos dos trabalhadores. A Itália, depois da Espanha, admite não cumprir a meta do déficite  acordado coma troika. Por cá  continuam ministros e dirigentes do PSD e CDS  a encherem-nos da credibilidade (junto dos mercados financeiros claro porque a credibilidade interna há muito que está perdida), do regresso aos mercados para o ano que seria o início da recuperação. Mas os números e as previsões de estudos de organismos privados e públicos  são catastróficos para o país. Que restará a Passos Coelho dizer hoje na festa à porta fechada, do Pontal?
  • "Jornais egípcios crêem que os Irmãos Muçulmanos tomaram o poder"                                         Num ápice o presidente eleito, Mohamed Morsi, demitiu as chefias militares e recuperou poderes e de que tinha sido usurpado.   O regime disputa agora a liderança religiosa e ideológica do sunismo com a Arábia Saudita. A notícia simplifica o que se passou. Voltaremos ao assunto numa peça própria.  
  • " O prédio que simboliza a vida moderna lisboeta foi classificado"                                                     É uma boa notícia nos 90 anos do seu autor, o Arquitecto Nuno Teotónio Pereira, que o desenhou com Bartolomeu Costa Cabra. Associado a habitação esta verdadeira varanda de uma parte de Lisboa e do Tejo deveria ser mais visitada e fruída toda a paisagem que nos faz alcançar (início da Duarte Pacheco junto a uma bomba de gasolina e de um bairro em que se integra).
  • "Badajoz 1936, o genocídio franquista passou às portas do Alentejo"                                              As centenas de execuções de combatentes republicanos em Badajoz é-nos recordada. Nela fica claro o papel do fascismo português e de Salazar no genocídio. A manchete talvez devesse ter sido "Salazar colaborou no genocídio de Badajoz em 1936". Mas há por aí umas almas que n os querem vender o Salazar humano e amado".
  • "Jogos Olímpicos, o dinheiro ajuda a comprar medalhas".                                                           Artigo com interesse que tratarei em peça própria.    

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Estou ansiosa por ler o que pensas sobre o úitimo ponto deste teu "post", porque eu acho que vejo os Jogos Olímpicos com olhos muito idealistas.
No entanto achei que a cerimónia de abertura foi um pouco "chauvinista" e confusa.

Um abraço.

Anónimo disse...

E é "bom" ver as notícias pelo seu olhar crítico...
:))

Bjs
M.