quarta-feira, 28 de abril de 2010

O róque e a amiga confirmaram uma alma gémea...


Como já aqui tinha previsto, a conversa não deu bons resultados.

Como reagir à turbulência dos mercados, ao ataque especulativo infundamentado?
Que medidas foram enunciadas?

Reduzir o subsídio de desemprego (garantido pela carreira contributiva de cada um) para não "favorecer" quem não quer trabalhar por salários inferiores ao mínimo nacional, medidas para que os desempregados sejam obrigados a aceitar essas condições, auditorias às condições em quie estão a ser praticadas asa prestações sociais.

Não falaram em como reduzir o número de desempregados, não falaram em trabalhadores nem nas condições de vida de importantes sectores da população, não falaram no relançamento da economia. Falaram sim em como reduzir os recursos dos que menos têm ou têm mais dificuldades. Falaram na necessidade de sossegar os mercados...E as pessoas, quem as sossega?

Sócrates é reconhecidamente o responsável pela política que, internamente, nos levou a esta situação. Passos Coelho foi absolvê-lo e dar-lhe uma mãozinha. Desta forma, deixou de ser o "maior" partido da oposição e saltou para a família do poder. O cravo nas lapelas do presidente e do chefe do grupo parlamentar do PSD na cerimónia do 25 de Abril na AR, afinal, não passou de uma graçola de mau gosto.
Post Scriptum - Já depois de ter escrito estas palavras queria sublinhar dois factos.
Em primeiro lugar o apelo à "união nacional" de todas as boas vontades para pôrem divergências de lado e apoiarem o acordo entre as duas almas gémeas. Francisco Assis e Guilherme Silva desempenharam esse papel de uma forma desastrosa. Só faltou dizerem que os partidos que não demonstrassem alinhar com esse gesto, deveriam ser condenados às labaredas de Lúcifer.
O CDS lá se pôs a jeito para saltar para a família, com um sorriso de vitória de Paulo Portas por ver as propostas agora enunciadas saírem da sua insistente propaganda de há meses a esta parte, para serem depois acolhidas pelo PSD em Congresso e agora feitas suas pelo Primeiro-Ministro.
A segunda foi a excelente prestação de Bernardino Soares no seu frente-a-frente com Guilherme Silva na SIC-N sobre esta matéria. Viva, combativa, esclarecedora para os telespectadores e que deixou Guilherme Silva com falta de resposta.

Sem comentários: