sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dick Cheney ameaçou Blix e El Baradei para justificar a invasão do Iraque

O antigo inspector-chefe de armas das Nações Unidas disse que está pronto para testemunhar em tribunal sobre as falsas acusações que levaram à invasão do Iraque.
Hans Blix, numa entrevista à televisão Al Jazeera, disse que ele e o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, foram objecto de ameaças implícitas pelo Vice Presidente Dick Cheney na corrida para a invasão do Iraque .

O ex-inspector das Nações Unidas disse que Cheney também ameaçou difamá-lo a ele e a ElBaradei, e se recusou a prestar informações sobre as alegadas armas de destruição em massa no Iraque. Blix acrescentou que "A administração Bush enganou os norte-americanos e o mundo, criando um clipe publicitário sobre armas de destruição em massa para justificar a invasão do Iraque. O advogado constitucional sueco disse em 2004 na NBC News que "é provável que os governos estivessem cientes de que eles estavam a exagerar os riscos para obterem o apoio político que de outra forma não teriam.

Blix acrescentou que ele está pronto para depor perante um tribunal internacional, sobre as falsas acusações dos EUA.Os membros do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes acusaram Cheney de "manipular a inteligência para enganar o Congresso e os EUA em torno de uma forjada uma ameaça iraquiana de armas de destruição massiva e uma suposta relação entre o Iraque ea Al-Qaeda". Após os ataques terroristas de 11 de Setembro o Vice President Cheney fez uma falsa declaração no canal NBC de que o Iraque era "a base geográfica dos ataques". No entanto, o presidente George W. Bush viria a reconhecer que "não temos nenhuma evidência de que Saddam Hussein estava envolvido nos atentados de 11 de Setembro".

Sem comentários: