terça-feira, 2 de junho de 2015

Reencontro da malta do Técnico


Realizou-se no dia 23 de Maio de 2015, no Instituto Superior Técnico, o almoço anual de confraternização dos antigos dirigentes, colaboradores e empregados da Associação de estudantes do Instituto Superior Técnico.

Na mesma manhã, pelas 10h30m no anfiteatro VA3 do Pavilhão de Engenharia Civil teve lugar, por iniciativa da Comissão Organizadora do almoço, uma sessão-debate aberta a toda a população do IST, com o tema “Ciência e Tecnologia em Portugal – o contributo de José Mariano Gago”.

A sessão, que foi muito participada contou, como oradores, com a participação de Maria Leonor Castro, da Comissão Organizadora, Pedro Veiga, professor da Faculdade de Ciências de Lisboa, presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional entre 1997 e 2012, Luís Magalhães, docente e investigador do IST, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 1997 e 2002, e titular, ao longo da sua carreira, de diversos cargos nacionais e internacionais no domínio da investigação científica, e Arlindo Oliveira, presidente do IST.

Leonor Castro fez uma primeira intervenção de enquadramento onde, para além de evocar a obra de Mariano Gago, relembrou brevemente os docentes e investigadores afastados da Universidade pela ditadura, bem como o contributo positivo de alguns docentes do IST. Pedro Veiga mencionou o trabalho desenvolvido no domínio da Sociedade da Informação, realçando o papel de vanguarda de José Mariano Gago, bem como alguns aspetos notáveis do seu carácter. Luís Magalhães fez um extenso e detalhado historial do trabalho desenvolvido por José Mariano Gago desde que assumiu a liderança da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, em 1987. Invocou ainda o seu “Manifesto para a Ciência”, publicado há cerca de 20 anos. Arlindo Oliveira encerrou reiterando o carácter único e original do contributo de Mariano Gago, e lançando para debate o tema da responsabilidade da investigação científica no desenvolvimento económico do país. Todas as intervenções foram bastante aplaudidas pelos presentes, tendo-se seguido um curto porém animado debate.

1 comentário:

anamar disse...

Deve ter sido um encontro muito emotivo...

:) :(