quarta-feira, 1 de abril de 2015

A longa migração das toutinegras

Segundo a "Science Daily", a toutinegra das murtas ou listrada, pássaro que pesa cerca de 12 gramas (!), faz todos os anos a migração da América do Norte para a América do Sul voando sem parar sobre o Oceano Atlântico durante dois a três dias, segundo um estudo de 2013.
Há mais de 50 anos, que os cientistas tentam confirmar essa façanha. Uma equipa internacional de biólogos, que publicaram na terça-feira os resultados do seu trabalho na revista científica britânica «Biology Letters», está convencida de ter encontrado «provas irrefutáveis». 
«Esta é uma das mais longas viagens diretas sobre a água feitas por um pássaro cantor (entre nós aves canoras)», afirma um dos autores do estudo, o investigador Bill DeLuca, num comunicado divulgado pela Universidade de Massachusetts em Amherst.
Esta ave habita geralmente nas florestas boreais do Canadá e dos Estados Unidos entre a primavera e o outono. Depois, parte para as Grandes Antilhas ou para a costa norte da América do Sul para o seu período de hibernação.
Para obter mais detalhes sobre a sua trajetória de migração, os investigadores instalaram geolocalizadores miniaturas, com um peso de 0,5 gramas, em 40 aves desta espécie entre Maio e Agosto de 2013. Vinte partiram de Vermont e outras 20 da Nova Escócia.
Graças aos dados recolhidos de cinco aves capturadas durante o seu regresso à América do Norte, os cientistas descobriram que estas aves percorrem entre 2.270 e 2.770 milhas num voo que dura entre 2,5 dias e três dias, até às grandes Antilhas, Cuba e Porto Rico, chegando mesmo ao norte da Venezuela e Colômbia.
Outras aves, mais robustas optam por migrações ao longo da costa, embora mais longas que as toutinegras, que preferem encurtar o percurso atravessando o Atlântico.
«Foi incrível poderrecuperar estes pássaros, porque a viagem migratória em si é quase impossível, afirma Bill DeLuca.
O investigador Ryan Norris, da Universidade de de Guelph, no Canadá, refere, por seu turno, que "não há dúvida de que a toutinegra listrada realiza uma das migrações mais ousadas na Terra".