segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Explicado o mecanismo do rodar o vinho num copo

Os apreciadores de vinho sabem que rodar um vinho de uma boa boa safra em torno de um copo o areja e liberta o seu bouquet. Tem sido, no entanto, um mistério como se processa esta "agitação orbital".


Disse-nos há dias a revista Science Daily que os investigadores de dinâmicas de fluidos há muito têm observado que a agitação orbital gera uma onda que se propaga em torno da borda interna do vidro, agitando o líquido à medida que viaja. "A formação desta onda provavelmente foi conhecida desde a introdução do vidro ou qualquer outro tipo de recipiente cilíndrico, mas o que tem faltado é uma descrição da física relacionada com a mistura e oxigenação", diz Mohamed Farhat, cientista sénior da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne, na Suíça.
Para descobrir como a mistura ocorre, Farhat e seus colegas produziram essas ondas em cilindros, utilizando o estado da arte da instrumentação para acompanhar o movimento das ondas na sua viagem e medir a velocidade do líquido.
Os investigadores descobriram que "à medida que a onda se propaga ao longo da parede de vidro, o líquido é deslocado para trás e para frente de baixo para cima e do centro para a periferia", explicou Farhat. "Este mecanismo de bombagem, induzida pela onda, é mais pronunciado perto da superfície livre e perto da parede, o que aumenta a mistura." Segundo ele,a equipe de pesquisa descobriu também que, "para uma dada forma de vidro, a mistura e oxigenação podem ser otimizados com a escolha apropriada de agitação do diâmetro e da velocidade de rotação".

"O movimento intuitivo e eficiente de vinho girando inspirou os engenheiros na área da biofarmacêutica", disse Farhat, onde as culturas de células podem ser colocadas em grandes recipientes cilíndricos - ou biorreactores - e "sacudidas" de maneira semelhante ao arejamento de um copo de vinho. O novo trabalho, disse, demonstra que "tais biorreactores proporcionam uma melhor mistura e oxigenação do que nos existentes em tanques agitados, desde que os parâmetros de funcionamento sejam cuidadosamente otimizados. Além disso, a natureza delicada da agitação orbital também garante uma melhor viabilidade e taxa de crescimento das células a custos reduzidos. "

Estes resultados foram apresentados por Martino Reclari, estudante Ph.D., membro da equipe suíça, numa palestra na Divisão da American Physical Society Meeting de Dinâmica de Fluidos, que ocorreu nos passados dias 20-22 novembro de 2011, no Centro de Convenções de Baltimore.

2 comentários:

Maria disse...

Hoje, foi com mais sapiência que rodopiamos nos nossos copos um Côte du Rhône de 2000...
Uma associação de teoria com a prática que nos faz elevar ao céu.
E subimos mesmo... :))

Anónimo disse...

Ora bem!... Quanto mais se sobe... maior é o trambulhão..., é o que se diz...
mas com um Cote de Rhone, tudo fica mais macio... e às vezes até se fica nas núvens...
boa viagem!!...

:))))