segunda-feira, 18 de abril de 2011

A China e os objectivos da NATO em relação à Líbia

A razão pela qual as forças da OTAN, lideradas pelos EUA, estão decididas a projetar uma mudança de regime na Líbia está agora a tornar-se clara.
Enquanto jornalistas especializados e analistas políticos ainda discutem sobre se os grupos rebeldes da Líbia estão realmente a ser apoiados e dirigidos pelos EUA, o Reino Unido e os serviços secretos de Israel,  os objectivos da política ocidental para com a Líbia estão a ser completamente ignorados. Basta ler os briefings estratégicos nos documentos AFRICOM EUA para compreender o que se joga na Líbia: o controle de recursos valiosos e o afastamento da China do Norte de África (por causa do petróleo).
Quando os EUA formaram o AFRICOM, em 2007,  49 países assinaram a Carta militar dos EUA para África, mas um país  recusou-se a fazê-lo: a Líbia. Este acto tão "traiçoeiro" do líder líbio Moummar Kadafi  as sementes para um futuro conflito em 2011 estavam lançadas à terra.
NATO: Reduzida a uma mera força de segurança privada para oeste interesses corporativos. Segundo o ex-funcionário do gabinete de Reagan Dr. Paul Craig Roberts, a situação com Kadafi é muito diferente de outros recentes protestos no mundo árabe. "Porque é que a NATO está lá?" Esta tornou-se a verdadeira questão, diz Roberts, que teme que este envolvimento de risco, decorrente da influência norte-americana, possa levar ao ponto de ruptura catastrófica na Líbia.

Paul Craig Roberts
8 de Abril de 2011 na Global Research

Sem comentários: